Já terminada a disputa da Bundesliga, onde o Bayern de Munique garantiu com boa antecedência o título, Wolfsburg e Borussia Dortmund focam-se agora na final da Taça da Alemanha que terá lugar no Estádio Olímpico de Berlim no próximo dia 30 de Maio. O conjunto orientado por Jurgen Klopp foi este ano uma das grandes desilusões do campeonato e passou mesmo, durante 10 jornadas ao longo da época, pela zona de despromoção. Já o Wolfsburg, que conseguiu este ano a melhor campanha no campeonato desde 2008/09, quando foram campeões, procuram agora voltar a conquistar um título, sendo que esse foi também o último troféu obtido pela equipa. Especificamente, nesta Taça da Alemanha, o Borussia Dortmund foi já campeão por três vezes, em seis finais que disputou, enquanto que os homens da Volkswagen disputaram apenas uma final da prova, em 1994-95, e terminaram como vencidos por 1-0 ante do também Borussia, M’Gladbach.
Os Lobos
Tendo deixado uma excelente imagem quer na Liga Europa, onde atingiram os quartos de final, quer na Bundesliga, onde são 2º classificados, os homens do Wolfsburg ambicionam ainda esta temporada adicionar mais um título ao palmares e por isso estão já altamente focados nesta final. Para aqui chegarem os homens orientados por Dieter Hecking não tiveram uma tarefa muito dificultada visto terem sempre encontrado pela frente adversários relativamente acessíveis. Ainda assim, foi na 1ª eliminatóira, em casa do Darmstadt 98, que o Wolfsburg teve mais dificuldades, tendo empatado a partida a zero e carimbado o avanço na prova apenas na marca das grandes penalidades ao triunfarem por 4-5. Já na 2ª eliminatória da prova enfrentaram o 1. FC Heidenheim 1846, em casa, que venceram confortavelmente por 4-1. A este seguiu-se a deslocação ao reduto do RB Leipzig, onde voltaram a vencer, desta feita por 0-2. Foi então nos oitavos de final que, pela primeira vez nesta edição da prova, defrontaram uma equipa de primeiro escalão. Mais uma vez não vacilaram e, em casa, venceram o SC Freiburg por 1-0. Já nas meias finais o Wolfsburg voltou a apanhar um equipa de escalão inferior, tendo-se então deslocado a casa do Arminia Bielefeld que venceu por 0-4. Nos cinco jogos que orientou já nesta campanha da Taça da Alemanha, o técnico Dieter Hecking fez já jogar 25 atletas, dos quais se destacam Naldo, Daniel Caligiuri, Kevin De Bruyne e Bas Dost, totalistas, e ainda Luiz Gustavo que, com 3 golos, é o actual melhor marcador da equipa na competição.
A oportunidade para se redimir
Depois das péssimas exibições ao longo da temporada, que culminaram já com o acordo de rescisão com o técnico Jurgen Klopp no final da temporada. Ainda assim, nesta Taça da Alemanha o Borussia conseguiu ser mais feliz e começou por disputar as três primeiras eliminatórias fora de portas, todas ante conjuntos de divisões inferiores, tendo vencido Stuttgarter Kickers, St Pauli e Dynamo Dresden, respectivamente por 1-4, 0-3 e 0-2. Depois disto, nos quartos de final, o Dortmund actuou finalmente em casa, tendo então batido e afastado o TSG Hoffenheim por 3-2 após prolongamento. Já nas meias finais a turma de Jurgen Klopp teve a difícil deslocação ao reduto do campeão em título, quer da Taça quer do campeonato, o Bayern de Munique, onde se conseguiram impor na marca das grandes penalidades, por 0-2, após um encontro que terminou em 1-1 no tempo regulamentar. Nesta boa campanha que o Dortmund conseguiu nesta prova, destacam-se os nomes de Mitchell Langerak, Sebastian Kehl, Sven Bender e Henrikh Mkhitaryan, por terem participado em todos os cinco jogos, e ainda o avançado Pierre Aubameyang que, com 4 golos em três jogos, foi o mais eficaz da equipa até ao momento. Agora, para além do prestígio que têm aqui em jogo, a oportunidade que esta é para se redimirem aos adeptos pela má temporada realizada e ainda para que Jurgen Klopp deixe a equipa de cabeça erguida, exige-lhes o triunfo.
A preparar-se agora para disputar a segunda final da Taça da Alemanha em toda a sua história, tendo a primeira acontecido em 1995, quando foram derrotados pelo Borussia M’Gladbach, os homens do Wolfsburg têm agora expectativas bastante elevadas que se devem apenas à excelente temporada que realizaram. Ainda assim, em sentido contrário, o Borussia Dortmund chega aqui para a sua 7ª final da Taça da Alemanha e com um sentido de obrigação em relação à repetição do triunfo obtido, pela última vez, em 2011/12 por 5-2 sobre o Bayern de Munique.
Boas Apostas!