Começa hoje a final da NBA. Com avanços e recuos durante um playoff muito disputado e onde os principais favoritos, os Golden State Warriors, arriscaram-se a ficar pelo caminho, alcançando depois uma reviravolta histórica. Assim, haverá duelo entre os líderes LeBron James e Stephen Curry num momento da competição onde todos esperam tocar a glória. Quem porá os dedos nos anéis?
E agora, Stephen?
Depois da reviravolta conseguida frente aos Oklahoma City Thunder, frente a quem estiveram a perder por 1-3 e à beira de ficar pelo caminho na final da Conferência Oeste, os Golden State Warriors confiam em Stephen Curry para lhes indicar o caminho até a mais um título. Os números de Curry decresceram no playoff, afetado por uma lesão e por defesas cada vez mais implacáveis, mas isso não o impediu de ser o elemento mais produtivo da sua equipa. 26.7 pontos por jogo e uma média de 40% para lá da linha de três pontos colocam-no como principal referência da sua equipa nesta final. Uma vez mais, contará com o apoio de Klay Thompson, que apresenta, com mais seis jogos de playoff, quase a mesma média de pontos (26.2) e um superior aproveitamento da linha de três pontos, com 45%. A terceira peça de valor na equipa dos Warriors é Draymond Green, que teve muitas dificuldades para cumprir com as suas funções frente aos Thunder. No entanto, 9.8 ressaltos por jogo e 15.1 pontos são uma média bastante aceitável para um jogador a quem são continuamente pedidos sacrifícios, sobretudo em termos defensivos. Restam como jokers desta equipa um Harrison Barnes bastante constante e um Andre Iguodala que foi MVP nas finais do ano passado e poderá voltar a ser instrumental na manutenção do ritmo elevado da equipa frente um adversário muito motivado.
Já só falta a final
Os Cleveland Cavaliers conseguiram cumprir todos os objetivos a que se tinham proposto no início da temporada, faltando apenas o sucesso na final da NBA. Pelo caminho ficou David Blatt e chegou Tyronn Lue, para ser uma espécie de treinador-adjunto de LeBron James, que é quem toma as decisões na equipa. Depois de ultrapassar Detroit Pistons e Atlanta Hawks em apenas quatro jogos, precisou de seis para derrotar os Toronto Raptors. LeBron James soma 24.6 pontos por jogo, mais 8.6 ressaltos e 7 assistências por jogo, dominando todas ações nas partidas dos Cavs. Kyrie Irving também tem sido um jogador fundamental no cinco, com 24.3 pontos por jogo e um aproveitamento de 45.6 a partir da linha de três pontos. Aliás, Kevin Love (que reina também nos ressaltos) e JR Smith, são outros dois jogadores acima dos 44% nos triplos, pelo que se espera uma final onde o tiro de longa distância poderá fazer toda a diferença. Em termos de jogo interior, a equipa dos Cavaliers tem ainda Tristan Thompson a fazer-se fundamental na rotação, enquanto elementos como Matthew Dellavedova ou Richard Jefferson poderão sobressair nos momentos de decisão.
Ainda que exista um favorito claro à vitória, esta é uma final onde tudo está em aberto. A partir desta madrugada, aceitam-se apostas!