O Sporting, único emblema português apurado para a fase de grupos da Liga Europa 2018/19, conheceu esta sexta-feira a sua sorte. Os “leões” ficaram inseridos no grupo E juntamente com os ingleses do Arsenal, os “azeris” do Qarabag e os ucranianos do Vorskla Poltava. Conheça todos os grupos.

Foto: "UEFA"

Foto: “UEFA”

Os últimos 21 emblemas a assegurarem o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa 2018/19 foram conhecidos na noite de quinta-feira (30), após a realização da segunda mão do “play-off” de acesso à competição. Zenit, Ludogorets Razgad, AEK Larnaca, Astana, Celtic, Qarabag, Sevilha, Sarpsborg, Malmo, Copenhaga, Dudelange, Apollon, Olympiakos, Besiktas, Spartak Trnava, Rapid Wien, Genk, RB Leipzig, Bordeaus, Rosenborg e Rangers juntaram-se a um lote no qual já estava o Sporting, representante português que assegurou o acesso direto ao terminar na terceira posição da última edição da Liga NOS.

De entre todos os jogos do extenso “play-off” de acesso à Liga Europa 2018/19, eis alguns dos principais pontos:

  • O Dudelange superiorizou-se ao Cluj por um resultado agregado de 5-2 e tornou-se na primeira equipa luxemburguesa a atingir a fase final de uma competição europeia.
  • Atalanta e Copenhaga foram incapazes de marcar nos mais de 210 minutos de futebol disputado entre si. Na decisão através da marcação de grandes penalidades, os dinamarqueses seguiram em frente.
  • Daniel Podence marcou no empate do Olympiakos no terreno do Burnley. A equipa de Pedro Martins que também conta com Roderick Miranda seguiu para a fase de grupos.
  • O Besiktas venceu o Partizan por três bolas a zero com um “bis” do internacional português Pepe, assistido por Ricardo Quaresma em ambas as ocasiões.
  • O RB Leipzig teve que sofrer para se superiorizar ao Zorya, “carrasco” do Braga na ronda anterior. A equipa alemã venceu os ucranianos com um golo de grande penalidade já para lá dos 90 minutos que permitiu o acesso.
  • O Rangers foi empatar ao reduto dos russos do Ufa e está de regresso à fase final de uma competição europeia pela mão de Steven Gerrard.

O grupo do Sporting

A menos que a má sorte se apoderasse do Sporting de uma forma atroz, a equipa leonina seria sempre considerada favorita a avançar para a fase seguinte. O sorteio comprova-o: ainda que o Arsenal seja o principal candidato a avançar na “pole” do grupo, o Sporting tem todas as condições para seguir em frente. Os “azeris” do Qarabag entram nesta Liga Europa após uma prestação pouco convincente na fase preliminar da Liga dos Campeões, ao passo que o Vorskla Poltava nem sequer consta no “top 3” na sua realidade doméstica.

RB’s no mesmo grupo

As duas equipas patrocinadas pela marca de bebidas energéticas “Red Bull”, os austríacos do Salzburgo e os alemães do Leipzig, vão defrontar-se no grupo B, partilhado com Celtic e Rosenborg…

Os restantes grupos

Grupo A
Bayer Leverkusen
AEK Larna
Zurique
Ludogorets Razgrad

Grupo B
Celtic
Rosenborg
RB Salzburg
RB Leipzig

Grupo C
Bordeaux
Slavia Praga
Copenhaga
Zenit

Grupo D
Anderlecht
Dínamo Zagreb
Spartak Trnava
Fenerbahçe

Grupo E
Sporting
Arsenal
Qarabag
Vorskla

Grupo F
Bétis
AC Milan
Olympiakos
Dudelange

Grupo G
Villarreal
Rangers
Spartak Moscovo
Rapid Viena

Grupo H
Lazio
Marselha
Eintracht Frankfurt
Apollon Limassol

Grupo I
Besiktas
Genk
Malmo
Sarpsborg

Grupo J
Sevilha
Standard Liége
FK Krasnodar
Akhisar

Grupo K
Rennes
Dínamo Kiev
FK Jablonec
Astana

Grupo L
PAOK
Chelsea
Bayer Leverkusen
BATE Borisov

Boas apostas!