A 1ª fase da Taça da Liga chegou ao fim e as equipas qualificadas fora a União da Madeira, Cova da Piedade, Santa Clara, UD Oliveirense, Gil Vicente, Arouca e Leixões.
Cova da Piedade fecha resultado no 1º tempo

Cinco golos em 45 minutos fecham o resultado.
O Cova da Piedade recebeu o Nacional da Madeira no Estádio Municipal José Martins Vieira, num encontro cheio de golos. A equipa da casa começou mesmo a perder, concedendo um golo logo no 1º minuto, apontado por Ricardo Gomes, mas Ballack, aos 10 minutos, Hugo Firmino, aos 13, e Rafael Floro, aos 44, não deixaram a sua equipa ficar mal, dando a volta ao marcador e virando o resultado para 3-1, com Ricardo Gomes ainda a reduzir para 3-2 aos 45 minutos, mas com os Insulares a não conseguirem empatar. Não houve mais golos nos restantes 45 minutos de jogo, e o jogo terminou mesmo com a equipa da casa reduzida a 10, com a expulsão de Ballack já nos descontos. Posto isto, o Cova da Piedade agendou encontro com o Rio Ave na 2ª fase. O Nacional da Madeira desceu este ano para a 2º escalão de futebol português, e parece já estar a começar mal os encontros oficiais.
U. Madeira e Arouca vencem em penaltis
A União da Madeira deslocou-se até ao Estádio Municipal José dos Santos Pinto onde enfrentou o Sp. Covilhã, um encontro que foi forçado a ser decidido na marcação de grandes penalidades. Os madeirenses entraram fortes em campo e Gonçalo Abreu apontou o 0-1 logo aos 2 minutos de jogo, dando esperança à equipa. Contudo, Adul Seidi conseguiu empatar a partida aos 49 minutos de jogo e o encontro não teve mais golos durante os restantes minutos. Posto isto, o embate foi decidido em grandes penalidades e a União da Madeira levou a melhor, por 3-4.
Já o Arouca deslocou-se até ao Estádio Cidade de Coimbra para defrontar a Académica. Foi um encontro muito equilibrado mas um tanto decepcionante em termos de espetáculo futebolístico, com o jogo a terminar sem golos. A partida foi então levada à decisão por castigo máximo e foram os Arouquenses quem levaram a melhor, triunfando por 2-4. Com isto, o Arouca fica agora com o Paços de Ferreira pela frente na 2ª fase.
Oliveirense e Gil Vicente vencem fora
Em Penafiel, no Estádio Municipal 25 de Abril, o Penafiel mostrou-se incapaz de se superiorizar ao forasteiro UD Oliveirense, que conseguiu o acesso à 2ª fase graças a um golo solitário de João Amorim ainda aos 32 minutos de jogo, com a partida a não ter mais nenhum tento nos restantes minutos. A formação de Pedro Miguel avança na prova e agora dá de caras com o Santa Clara, na 2ª fase.
Já o Gil Vicente teve uma tarefa mais complicada em conseguir carimbar o passe para a 2ª fase da Taça da Liga, já que se deslocou até Póvoa do Varzim, mais precisamente ao Estádio do Varzim SC e, depois de uma 1ª parte em branco, viu-se em desvantagem aos 50 minutos com um golo de Nelsinho. Ainda assim, os Galos de Barcelos não atiraram a toalha ao chão e foram atrás do prejuízo, valendo a boa forma e a pontaria afinada de Jonathan Rubio, que bisou com golos aos 52 e 66 minutos, carimbando o acesso à 2ª fase onde encontrarão a União da Madeira.
Outras curtas da jornada:
- Santa Clara vence em casa do FC Famalicão e dá de caras com o UD Oliveirense na 2ª fase.
- Leixões vence na recepção ao Ac. Viseu, por 2-0, e fica isenta na 2ª fase, garantindo presença na fase de grupos.
Boas Apostas!